Estrada 2012

Quando se trata do ator Luciano Bortoluzzi, as matemáticas são sempre superlativas. O clown e aventureiro gaúcho, fundador da companhia itinerante Trio Pirathiny, batizou os filhos na estrada de 2010 à 2012.

A primeira viagem da gurizada totalizou 40 mil Kms, 09 estados, 35 cidades, 100 apresentações, 424 dias de viagem, 60 semanas percorrendo o país do Chui Oiapoque Chui.
 

A jornada comemora os 13 anos de existência do Trio Pirathiny, que - ao contrário do nome sugestivo - possuía apenas 2 integrantes: Luciano e sua esposa, a fotógrafa e terapeuta corporal Cecilia Kawall. A dupla se conheceu em uma das apresentações, se apaixonaram e decidiram andar pelo Brasil levando arte, cultura e alegria a comunidades onde não há opções de lazer. 

A boa loucura de Luciano e Cecilia impressiona os espectadores: o teatro é na rua, gratuito e sem patrocinio o que exige um planejamento cuidadoso. Tamanha generosidade se reflete na quantidade de presentes recebidos, nos pratos de comida, abrigos e abraços carinhosos.     

Ciente desta missão, o Trio Pirathiny também visitou a Europa e 12 países da América do Sul lidando com o improviso e as adversidades, climáticas e culturais. Como policias de fronteiras, povos indígenas, erupções vulcânicas, golpes de estado e até o exército da guerrilha colombiana. 
Mas também surpresas como encontros inesquecíveis com crianças de povoados ribeirinhos do Amazonas, lamas tibetanos no Pará ou com menores infratores em São Paulo. E como a estrada não é o limite, Luciano e Cecilia tiveram ainda a oportunidade de escalar os Montes Roraima e Aconcágua, de mergulhar com leões marinhos em Galápagos e com os golfinhos em Fernando de Noronha. Tudo devidamente documentado.
Na comemoração destes 13 anos de tantas histórias, o Trio Pirathiny rodou o Brasil conhecendo outros municipios, mas voltou  a algumas comunidades já visitadas anteriormente. 
Desta vez, com novidades: além do espetáculo de rua, Luciano abordou questões de ecologia e sustentabilidade com o plantio de mudas de árvores, noções em saúde bucal e aulas de yoga, que foram ministradas por Cecilia. 

A outra novidade foi a presença dos gêmeos Rodrigo e Sofia de 5 anos e do filho mais velho Martim Mangabeira (16) em sua primeira aventura nos palcos com os pais.

Quando se trata do Trio Pirathiny, as emoções são sempre superlativas.